Está tudo bem se, a essa altura do campeonato, você não fizer ideia do que quer da vida − ou se souber exatamente o que quer, mas continuar perdido. Muitas vezes (por medo, insegurança ou resignação), nós ignoramos nossos objetivos por serem grandes e assustadores demais.

O problema é que (você deve concordar comigo) quando não vivemos apaixonadamente, fazendo o que amamos e sendo quem realmente somos, nossa experiência da vida se torna uma sombra do que realmente poderia ser, como se o freio de mão estivesse puxado o tempo todo durante o caminho.

Por isso, decidi compartilhar esse exercício aqui, para você ter a oportunidade de encarar aquilo que realmente quer e passar a ter acesso à realização. Se você fala inglês, recomendo que faça o exercício original, sobre o qual comentei no post anterior.

Separe 30 minutos para descobrir como conseguir tudo que você quiser

Consiga tudo que você quiser da vida

Pense “ah, isso eu não preciso escrever”, mas vá lá e escreva. Pense “isso é besteira, não quero fazer”, mas vá lá e faça.

É só clicar nesse link e deixar seu e-mail para receber o áudio completo: Get Anything you Want

Se preferir fazer o exercício em português, separe ao menos 30 minutos para cumprir os passos abaixo. É um exercício simples e que parece bobo, mas, se você der a devida atenção e se dedicar, muita coisa vai se abrir para você. Eu prometo.

Minha única recomendação é que, à medida que seus pensamentos de autossabotagem surgirem (na forma de preguiça ou de que isso tudo é mais do mesmo), simplesmente ignore e complete a tarefa.

Como conseguir tudo que você quiser

1 Anote o que você realmente quer

Pegue um papel e escreva o que você quer, independente de qual área seja. Pode ser uma viagem para a Itália, uma conquista profissional, comprar uma casa no seu bairro preferido, ter algum tipo de relacionamento, criar um projeto social, o que seja.

O mais importante é que represente o que você realmente quer, o que faz diferença para você, que te inspira, que te deixa animado e que representa a vida que você deseja. Você precisa ser muito honesto com você mesmo e ser o mais claro possível.

Ao fazer isso, não fique surpreso se nos próximos dias você se deparar com pessoas-chave que possam te ajudar com seu objetivo, se matérias sobre o exato assunto começarem a pipocar na sua timeline, se você tiver alguma ideia inédita e genial no chuveiro ou se alguma oportunidade incrível aparecer do nada.

Será apenas o resultado de quando você é sincero e corajoso sobre o que quer e anota (declara) isso. Seu objetivo se torna real e você cria um comprometimento com ele, o que, por si só, já dará início à sua jornada para realizá-lo.

2 Diga por que você quer

Assim que aquilo que você realmente quer esteja escrito no papel, destaque, sublinhe e coloque alguns corações em volta. Em seguida, diga por que você quer. Por que realizar isso faz diferença para você? Como seria sua vida se isso acontecesse? Qual impacto teria na sua família e nas outras pessoas que importam para você?

Enquanto você escreve os motivos para querer o que anotou no passo 1, talvez você perceba que nada disso te inspira de verdade. Se isso acontecer (você não se sentir elétrico e eufórico ao terminar o passo 2), a probabilidade é de que você desista no caminho.

Talvez isso que você anotou como o que realmente quer seja um sonho do passado, algo que você quis muito um dia, mas que não representa mais seus verdadeiros desejos hoje. Se esse for o caso, jogue fora esse objetivo!

Volte ao passo anterior e anote novamente o que você realmente quer (com todas as suas forças, independente do que você quis um dia e se você considera possível ou não realizar) – se dedique aqui, afinal, é da sua vida que estamos falando!

Quando o que você quer de verdade estiver escrito e você começar a listar os motivos para querê-lo, você vai se sentir ansioso, empolgado e disposto a mover céus e terras para tornar esse desejo real.

3 Liste suas 10 principais desculpas

Comece a reparar como 99% das vezes que você diz que não consegue, na verdade, você está dizendo que não vai fazer.

Por exemplo, quando você diz que não consegue acordar todos os dias às 4h da manhã para malhar ou que não tem tempo para fazer determinada coisa, o que você realmente está dizendo é que você não vai fazer porque você não quer, porque não é sua prioridade.

Aliás, quando algo é realmente importante para você, você encontra tempo; quando não é, você encontra uma desculpa. O que está entre você e o que você realmente quer, são desculpas, apenas desculpas.

Quando você reconhece suas desculpas e volta a se sentir 100% responsável pelo que acontece na sua vida, você volta a ter poder para realizar tudo que quiser − e a verdade é que você tem muito mais poder do que imagina.

Então, agora eu quero que você anote as 10 principais desculpas que surgem na sua cabeça quando você pensa em realizar o que quer.

Pode ser que suas desculpas sejam “eu não estou pronto para fazer isso”, “eu não tenho dinheiro”, “eu não sei por onde começar”, “eu nasci numa família humilde e não tenho estrutura”, “eu sou novo demais para isso”. Seja quais forem, anote todas elas.

4 Reconheça que suas desculpas são papo furado

Agora, abaixo de cada uma das suas 10 principais desculpas, anote as razões de tudo isso ser o maior papo furado.

Por exemplo, dizer que você não realiza determinado projeto por falta de conhecido é papo furado porque você pode, simplesmente, aprendê-lo.

Quando você diz que não consegue fazer uma determinada viagem ou participar de um curso por falta de dinheiro é papo furado porque existem dezenas de coisas que você pode fazer em relação a isso, como economizar, pedir ajuda, vender algo que não use mais, passar a comer em casa, ir de bicicleta para o trabalho, trabalhar em 3 empregos diferentes, entrar em comunicação com as pessoas etc.

Capriche nessa parte do exercício e tome um banho de realidade. À medida que for preenchendo as linhas, você vai se sentir cada vez mais livre e cheio de poder.

5 Substitua suas desculpas por ações

Ao deixar claro que cada uma das suas desculpas é balela, o próximo passo é escrever qual ação será feita em direção ao seu objetivo.

Uma vez que aquela desculpa não tem mais qualquer crédito ou importância para você, o que sobra é desempenho. Então, agora é o momento de escrever o que você vai fazer no lugar de se deixar vencer por suas conversas fiadas.

Por exemplo, quando você diz que não pode desempenhar algum tipo de função por conta da sua idade e você confronta essa desculpa com o fato de que, na realidade, a idade não interfere em nada nos seus resultados, o que sobra é entrar em ação independente de quantos anos você tenha, fazendo… x, y e z. Anote tudo que fica possível agora que não existe nada te impedindo de realizar seu sonho.

6 Liste 20 caminhos para realizar o que quer

Essa é a parte mais importante e você vai precisar ser forte. Não ceda às suas vozes porque esse é o momento de escrever tudo que vier à sua cabeça. O que você precisa (ou simplesmente) pode fazer para conseguir o que quer?

É normal que você não tenha ideia do que vai tomar de você para que seu objetivo seja alcançado, afinal, você não tem qualquer experiência em realizar essa coisa específica. Sendo assim, apenas mantenha em mente que, para realizar o que você quer, tudo que você precisa fazer é concluir uma série de passos que talvez ainda não estejam completamente claros para você.

Numa folha em branco, anote no topo o que você quer (passo 1) e, logo abaixo, faça uma lista com tudo que você pode fazer para conseguir realizar o que quer. Coloque o que vier à sua cabeça, por mais bobo e impossível que possa parecer.

Talvez você queira ser milionário e “ganhar na loteria” surja na sua cabeça como um dos caminhos para isso acontecer. Tudo bem, anote isso e siga para os próximos 19 itens. Não pule nenhum, não fique com preguiça, faça brainstorm. Criatividade e coragem serão fundamentais aqui.

Consiga tudo que você quiser da vida

Com os 20 caminhos para realizar o que você realmente quer listados, agora é hora de agir! Olhe para sua lista com esse pensamento:

Tudo é realizável

Nós vivemos num momento da história em que as informações são abundantes e estão disponíveis. O acesso à informação está na palma da sua mão. Com seu celular, você tem contato com pessoas, cursos, notícias, treinamentos, explicações, opiniões…

Usando isso a seu favor e sabendo que tudo é realizável, você vai conseguir executar os passos até obter o que realmente quer porque, mesmo que você não saiba como fazer, estará claro para você que, nesse caso, é só descobrir.

Comece a se mover em direção ao que deseja mesmo sem saber o passo seguinte (assim que você agir, o passo seguinte vai aparecer). Deixe o sofá, o Netflix e tudo que estiver na sua cabeça te convidando a pensar melhor ou esperar. Simplesmente entre em ação.

Mantenha-se conectado com o que você escreveu no passo 1. Não cometa o erro de achar que você está sozinho porque você não está. Não cometa o erro de achar que você precisa carregar todo o peso do mundo nas suas costas porque você não precisa.

E, por último, sempre que um imprevisto surgir pelo caminho (excelente ou devastador), lembre-se de que a forma como você se sente em relação ao que aconteceu é sua escolha. Você pode escolher, por exemplo, se sentir orgulhoso e cada vez mais obstinado rumo ao seu objetivo, independente de qual for e do que acontecer.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorMeus últimos jogos de 2017
Próximo artigoMeus 15 dias de Whole30 (antes e depois)
Nasci em Brasília e fiz faculdade aqui. Sou louca por animais, mas abandonei a veterinária para empreender (e trabalhar em casa de pijamas). A paixão por viagens começou em 2010, quando me enfiei num navio em direção ao Egito. Hoje, trabalho exclusivamente com marketing digital, tenho 2 gatas e já passei por 42 países. Sonho ter uma vespa bege, dar a volta ao mundo e juntar oito dígitos no banco – e minha jornada em busco disso, você acompanha aqui.

3 COMENTÁRIOS

  1. Legal!!! Fiz o exercício e ele é bem confrontante.
    Vale a provocação!
    Impressionante o poder que se sente quando substitui o “não consigo” por “não vou fazer”.
    Fazer isso da poder e direção… e em um nivel Ainda mais profundo te faz pensar em pq vc não quer e oq te leva a não querer. Interessante!

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here