Substituindo o armário da discórdia (com fotos)

Como o desgosto pelo armário foi quem desencadeou nossa reforma, foi exatamente por ele que começamos.

Escolher a fábrica foi fácil e eu nem pesquisei porque eu já sabia que, se um dia fizéssemos armários planejados, seria com a empresa familiar do meu amigo Felipe Bomtempo; que já existia desde a época em que estudávamos juntos no Ensino Médio.

Então, tudo que eu fiz foi mandar um whatsapp dizendo que queria fazer um closet e ele me passou o contato de uma arquiteta da MB Ambientes chamada Izabella.

Falei com ela também pelo whatsapp e ela me perguntou se eu já tinha um projeto ou se precisava vir aqui em casa fazer um levantamento. Eu disse que precisava da visita e combinamos para a semana seguinte.

A Izabella chegou aqui no horário combinado e trouxe um ajudante. Nós mostramos para eles os dois ambientes em que queríamos armários novos e o rapaz tirou algumas medidas. Foi algo bem rápido, não levou nem 10 minutos.

Cinco dias depois, recebi mensagem dizendo que o projeto inicial estava pronto e combinamos de nos encontrar no dia seguinte na MB para analisá-lo.

Quando chegamos, o projeto estava assim:

Projeto inicial do roupeiro

Esse seria o armário interno, responsável por substituir o antigo e acabar com a discórdia. Nele, a ideia era colocar roupas de frio (pouco usadas), toalhas e roupas de cama.

projeto roupeiro MB Ambientes

Projeto inicial do meu armário

O projeto do meu armário incluía um vão grande para vestidos longos e apenas duas sapateiras. Tinha também um espaço do lado direito (retângulo preto na imagem abaixo) para a porta que ligava o closet à sala da casa – o que só fazia sentido quando ele funcionava como quarto de visitas.

projeto closet MB Ambientes

Projeto inicial do armário do Leandro

O projeto do armário do Leandro estava bem padronizado para as demandas masculinas (que representam bem as dele), com espaço para calças, vários sapatos, cinco gavetas e alguns nichos.

projeto closet MB Ambientes

A Izabella também tinha feito um projeto para o armário do banheiro, mas nós abrimos mão dele porque não fazíamos ideia de como seria a reforma, então não dava para prever o espaço da pia (a gente sequer sabia onde a pia ia ficar).

Nós gostamos do projeto, mas sabíamos que ele era bem “genérico” e que precisaríamos adaptar tudo aquilo `as nossas verdadeiras necessidades.

Assim, apertamos a mão da arquiteta e voltamos para casa sem tomar nenhuma decisão – mesmo porque o Leandro ama consultar o travesseiro antes de grandes mudanças.

Nos dias seguintes, nós começamos a contar quantos itens tínhamos de cada peça de roupa e sapato. Eu descobri que tinha 20 vestidos curtos, 12 pares de sapato e 7 botas. O Leandro anotou quantos sapatos, calças, camisetas e camisas sociais tinha.

Com esses dados e prevendo as futuras compras (por exemplo, eu tinha 3 vestidos longos e queria comprar mais 3), ficou fácil saber exatamente quantos centímetros precisaríamos para cada espaço dentro do armário – bastou estimar a distância de um cabide para o outro (usamos entre 5 e 10cm) e multiplicar pela quantidade de peças.

Voltamos à MB Ambientes seis dias depois com essas informações e reajustamos nosso projeto desse jeito:

Projeto final do roupeiro

Resolvemos transformar o armário interno no local para guardar nossos equipamentos de gravação, que ficam organizados em caixas transparentes de plástico. Contamos todas as caixas e medimos os tamanhos para saber exatamente de quais nichos precisaríamos. Além deles, mantivemos dois gavetões para as roupas de cama.

projeto roupeiro planejado MB Ambientes

Projeto final do meu armário

Eu decidi acabar com a porta que levava o closet à sala. Foi um decisão importante porque isso significou acabar de vez com o quarto de hóspedes. Com isso, ganhei mais um metro de armário!

Diminuí o espaço dos vestidos longos, troquei as gavetas de lugar, aumentei para três sapateiras, criei um novo espaço para vestidos médios e reduzi a quantidade de nichos. Fez sentido para mim porque eu tenho pouquíssimas bolsas e uso vestidos 90% do tempo.

Na parte de cima, fizemos questão de deixar espaços grandes para nossas malas, que sempre viviam espalhadas pela casa.

projeto closet planejado MB Ambientes

closet planejado MB Ambientes

Projeto final do armário do Leandro

O Leandro mudou pouca coisa no projeto dele. Apenas trocou gavetas e sapateiras de lado e tirou os nichos de cima para ter mais espaço para malas e roupas de frio. No armário dele, deixamos um espaço atrás de 10cm para incluirmos uma porta de correr que levaria para o banheiro.

projeto closet planejado MB Ambientes

Sete dias depois, a Izabella veio novamente aqui em casa com mais dois rapazes para fazer a conferência final. Novamente, foi super rápido, levaram menos de 15 minutos para confirmar as medidas.

Seis dias depois, fomos à MB Ambientes para assinar o projeto final e acertar o pagamento. Nosso closet e o armário interno custaram 16 mil reais no total e nós pagamos metade no fechamento e o restante depois da entrega (esse valor incluía um desconto extremamente especial de amigos de infância).

A entrega aconteceu 33 dias depois e a montagem nos 3 dias seguintes.

E nosso armário que antes era assim…

armário velho madeira empoeirado

…ficou assim:

armário planejado MB Ambientes

closet feminino MB Ambientes

Resumindo bem o projeto, essa foi a linha do tempo dos nossos armários embutidos, cujo cronograma inteiro levou 60 dias.

linha tempo armarios planejados

E aqui está expectativa versus realidade:

projeto closet planejado MB Ambientes

projeto closet planejado MB Ambientes

projeto closet planejado MB Ambientes projeto closet planejado MB Ambientes

projeto closet planejado MB Ambientes

Fiquei muito feliz com o resultado.

Quando os armários chegaram, nós já tínhamos feito toda a reforma (falo mais disso nos posts seguintes) e estávamos saturados com os atrasos e a qualidade ruim dos outros prestadores.

Ou seja, receber os armários com pontualidade e exatamente do jeito que a gente queria foi um alívio. Eles, junto com as outras mudanças que fizemos por aqui, transformaram nossa casa de um lugar para o qual a gente não queria voltar quando viajava para um espaço de onde não queremos mais sair. <3

#ficouperfeito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *